Antigamente, quando a gente queria saber o contato de alguma empresa, corríamos para as listas telefônicas (sim, muita gente das gerações mais novas não faz ideia do que é isso) ou para aqueles guias de endereços e telefones locais. Não ver o nome da empresa ou profissional por lá pegava muito mal e os potenciais clientes migravam para aquele que mantinha sua marca, suas informações nos catálogos.
Trazendo esta ação para a realidade atual, as listas telefônicas podem ser comparadas aos buscadores, como o Google, e os guias são as redes sociais. Não estar lá é como se você estivesse em outro planeta ou não existisse. Pior do que isso, é estar na rede mas de forma ineficiente ou amadora. Seu cliente pode até te achar, mas não encontrará o que procura e certamente este primeiro encontro será o último.
É inimaginável para qualquer profissional liberal ou autônomo não estar nas redes sociais em uma época em que o consumidor dos seus serviços está conectado o tempo todo. Listamos 4 motivos para você se convencer de que é a hora de mergulhar nesse mundo online:
1 – Ser referência
Quando uma pessoa precisa procurar a atendimento médico, ela tem duas formas de buscar informações e escolher com quem vai se consultar: perguntar a amigos e parentes e pesquisar na internet. Neste segundo caso, quem for referência, obviamente, terá a preferência deste novo paciente. Se ele percebe que uma clínica ou profissional produz com frequência e regularidade conteúdos interessantes e relevantes sobre sua especialidade, com informações que esclarecem as dúvidas e ajudam seu público a identificarem sintomas e a terem uma rotina melhor, com engajamento dos seguidores, o futuro paciente vai enxergá-la como alguém com autoridade sobre determinados temas e assim a marca vira referência de conteúdo. Consequentemente, será o escolhido para ser seu médico dali em diante.
2 – Credibilidade
Essa constância e qualidade nas postagens vai gerar um certo engajamento por parte do público receptor. Ele perceberá que as mídias sociais da clínica ou do médico estão atualizadas e que ele tem o real interesse em dividir seu conhecimento com seu público e isso faz com que você se posicione no mercado e ganhe credibilidade entre os seguidores, tornando-se autoridade na área.
3 – Monitoramento
As mídias sociais são um excelente canal para você saber o que as pessoas estão pensando sobre seu trabalho, sobre seu atendimento, sobre as condições da sua clínica e sobre sua postura no dia a dia e nas próprias redes. É o termômetro que você não tem na vida offline do seu negócio. Aproveitando a grande possibilidade de interação desses canais, você pode estreitar o relacionamento com os pacientes e seguidores, agradecendo a elogios e críticas, solicitando temas para discussões e produção de conteúdo, e recebendo feedbak deles. Esta possibilidade é muito valiosa para marcar território nas redes sociais.
4 – Entender o seu público
Por mais que sua clínica tenha um banco de dados de seus pacientes, identificar seu público frequente e seu potencial de novos pacientes não é tarefa fácil no mundo off-line. Ser presente digitalmente é uma ótima oportunidade para compreender melhor o comportamento dessas pessoas que te acompanham e que frequentam seu consultório. A maior parte das redes sociais disponibiliza relatórios bem detalhados de cada um dos seus seguidores e das pessoas que interagem com sua página. É possível entender qual é a faixa etária mais participativa, onde moram, quais horários acessam, quais os conteúdos preferidos e outros dados que podem fazer você ter uma comunicação mais assertiva e ver isso refletir em mais pacientes no consultório.