Muitos profissionais de saúde acham que podem fazer as postagens que bem entenderem em suas redes sociais. Publicar fotos de procedimentos mostrando o antes e depois, prometer resultados, falar que sua clínica é a melhor, a mais bem equipada, que ele, como médico, é o mais isso, mais aquilo. Pode isso, Arnaldo! Claro que não. As páginas de clínicas ou de médicos nas redes sociais têm as mesmas restrições que outras formas de propaganda e precisam seguir as regras estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Por mais que uma rápida navegada pelas redes basta para encontrarmos muita gente infringindo essas regras, é preciso seguir a linha legal para evitar penalidades judiciais. Não é porque o outro faz que você vai fazer. Se ele quer correr os riscos, não faça o mesmo.
Listamos alguns vetos do CFM quanto às divulgações de médicos e clínicas:
- usar expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
- expor pacientes para divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento mesmo com a autorização;
- anunciar técnicas exclusivas;
- informar valores de tratamentos e consultas;
- oferecer descontos ou fazer promoções;
- fazer sorteios de consultas, tratamentos ou procedimentos;
- oferecer consultoria em substituição da consulta médica presencial;
- divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço;
- ofertar serviços por meio de consórcios ou similares, bem como de formas de pagamento ou de uso de cartões/cupons de desconto;
Fique atento a essas normas e consulte o material completo com as diretrizes oficiais da propaganda em medicina estipuladas pelo CFM clicando aqui.